BenefÃcios do Azeite
A Alimentação Mediterrânica, considerada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em Dezembro de 2013, foi primeiramente descrita nos anos 50-60 pelo professor Ancel Keys, que observou menor incidência de morbilidade e mortalidade por doença coronária nas populações da região do Mediterrâneo, comparativamente aos EUA e aos paÃses do norte da Europa.
Efetivamente, na atualidade a evidência cientÃfica é crescente no que respeita à associação entre a adoção da Alimentação Mediterrânica como padrão de alimentação e a diminuição do risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, cardio e cerebrovasculares, de diabetes tipo 2, obesidade e de vários tipos de cancro.

Sendo o azeite um componente-chave da Alimentação Mediterrânica, os benefÃcios referidos devem-se em parte ao seu consumo, já que este é constituÃdo por vários compostos bioativos, que conferem a este alimento propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anti-cancerÃgenas muito particulares.
Desta forma, deve privilegiar-se o seu consumo, não só a nÃvel da culinária (cozinhados e temperos), mas também nas entradas ou nos lanches, em detrimento de manteigas, patés e outros molhos com pouco interesse nutricional.
O azeite é considerado um produto com elevada importância económica, também devido ao aumento da sua procura, sendo por isso um alvo suscetÃvel a práticas de produção/comercialização fraudulentas, nomeadamente a adição de óleos vegetais provenientes de outras espécies de menor valor económico, podendo representar um problema de saúde pública para indivÃduos alérgicos ou intolerantes, para além de diminuir a sua qualidade.

A oliveira (Olea europaea L.) está entre as culturas mais antigas, sendo atualmente das espécies mais cultivadas na região Mediterrânica. Estão descritas cerca de 1.200 cultivares ou variedades, oriundas de 54 paÃses, as quais conferem a tipicidade aos azeites.
No caso da nossa empresa, podemos assegurar ao cliente os 100% de qualidade e pureza dos nossos azeites, obtidos maioritariamente da variedade de azeitona maçanilha algarvia, variedade essa exclusiva da nossa região, mesmo em termos mundiais, o que confere caracterÃsticas marcadamente diferentes aos nossos azeites quando comparados com azeites obtidos noutras regiões do paÃs e noutros paÃses, sendo os mesmos bastante frutados, principalmente de cor esverdeada e com sabor persistente.
No entanto, alertamos os consumidores que infelizmente, e por oposição a um bom vinho, a qualidade do azeite não aumenta com o tempo. A partir do momento em que os lÃpidos são removidos do fruto, inicia-se um processo de degradação em retorno e a sua qualidade começa a diminuir, daà que em média o azeite deva ser consumido até 18 meses após a sua produção.
Quanto à s condições de conservação e conselhos para a sua utilização, a respetiva informação encontra-se na lista de atributos associada a cada produto disponÃvel na nossa loja virtual.