Campanha de Azeite
A campanha 2014-2015, em virtude de alterações climáticas, entre outras de caráter endafoclimático, terá uma produção baixa na quantidade mantendo porém a sua qualidade.
A presente campanha de azeite situa-se entre as piores das últimas décadas, no entanto, este facto aplica-se a quase todas as regiões do nosso país e a quase todos os outros produtores mundiais de azeite, com excepção da Grécia.
Estes maus resultados que se reflectem numa diminuição da quantidade de azeite obtida, a qual poderá atingir os 35%, valor que ainda não é definitivo pois a campanha ainda está a decorrer (normalmente situa-se entre Outubro e Janeiro), assim como, se reflectem numa diminuição da qualidade dos azeites obtidos, foram a consequência de diversos factores, nomeadamente condições climatéricas e pragas que atingiram as oliveiras.
No entanto, tal não implica que os azeites lançados ou a lançar nos mercados sejam de menor qualidade, pois para embalamento apenas são loteados os azeites que satisfazem as condições para tal, provocam é uma menor disponibilidade em termos de quantidade. Estima-se que a nível mundial não se consiga satisfazer 25% da procura que os azeites terão durante 2015.
Desta forma, será mais que certa a subida dos preços dos azeites nos mercados, atingindo os bolsos do consumidor final.
Quanto à nossa empresa, já temos loteados e embalados alguns azeites novos que já estamos vendendo, mais uma vez com as suas características únicas, que tanto reflectem a singularidade dos azeites algarvios, obtidos maioritariamente com a variedade de azeitona maçanilha algarvia, no entanto, também estamos a ser afectados pela quantidade disponível, o que poderá antecipar o esgotamento de stocks que felizmente ultimamente se tem vindo a verificar, a diferença será que tal facto em vez de ocorrer durante meados de Setembro, poderá ser muito antes. 12 de Dezembro de 2014
Fonte: Pecoliva, Lda.