AZEITE, 100% NATURAL

Em entrevista, a engenheira agrónoma Teresa Zacarias, assessora técnica na Casa do Azeite, em Lisboa, fala-nos de um produto intimamente ligado à tradição culinária portuguesa. O azeite - sumo de azeitona produto 100% natural - é-nos explicado desde o berço, na oliveira ao momento do consumo. Uma conversa que nos serve para quebrar mitos, como o da acidez do azeite e que nos torna, enquanto consumidores, mais atentos quando chega o momento de escolher. Para além das classificações o importante é mesmo provar, perceber as subtilezas que este "fio de ouro" da alimentação nos.. »

> Saiba Mais

Universidade de Aveiro quer potencializar o consumo do saudável medronho

Aproveitado exclusivamente para a produção de aguardentes e licores, uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) quer ver também o medronho nacional fora das garrafas e consumido fresco ou incluído noutros alimentos. A capacidade de evitar os radicais livres responsáveis por doenças como o cancro, de controlar os níveis de colesterol e de melhorar a saúde da pele e dos ossos, propriedades descobertas no medronho pelo Departamento de Química (DQ) da UA, dão o mote aos objetivos dos investigadores desafiados pela Cooperativa Portuguesa de Medronho: colocar o fruto na.. »

> Saiba Mais

Composto do azeite mata células cancerígenas

O azeite pode ser a próxima arma no combate ao cancro. Investigadores norte-americanos descobriram que um composto deste tempero tão apreciado é capaz de matar uma grande variedade de células cancerígenas humanas sem exercer quaisquer efeitos nefastos sobre as células saudáveis... »

> Saiba Mais

Sabia que...

O grau de acidez pouco ou nada tem a ver com o cheiro e o sabor do Azeite. A acidez tem a ver com a quantidade de ácidos gordos livres que o Azeite possui e também com a variedade e o estado de maturação da azeitona quando é colhida. »

> Saiba Mais

Campanha de aguardentes

A campanha 2014-2015 mostra uma tendência acentuada de subida na produção de medronho, em virtude da maior entrega deste fruto para destilação. »

> Saiba Mais

Campanha de Azeite

A campanha 2014-2015, em virtude de alterações climáticas, entre outras de caráter endafoclimático, terá uma produção baixa na quantidade mantendo porém a sua qualidade. »

> Saiba Mais